Um estranho sentimento acode-nos perante a morte
de alguém querido: para onde tenha ido esperará por nós. Foi apenas primeiro ou
antes. Assim, parece. Perante a morte de alguém que fazia parte do nosso mundo,
do rosário das nossas contas, que sabíamos ir encontrar a qualquer momento por
muito tempo que já tivesse passado desde o último encontro, o seu tempo passou,
quer dizer, deixou de estar nas malhas do tempo, conquistou a eternidade, onde,
sem tempo, nos há-de ver como nós não nos conseguiremos jamais ver porque não
nos concebemos fora do tempo onde a nossa essência habita, onde nós habitamos, mesmo não o sabendo.
Outra ocorrência, é a perspectiva de que esse que
parte nos deixa a nós para se encontrar com aqueles que também já fizeram parte
do seu e do nosso mundo, aqui, e que já partiram. Com amigos cá e lá o nosso
coração hesita. Sempre a vida terrena é preferida, aparentemente e pela
maioria, à vida eterna da qual apenas se pode esperar: nos transcenda,
transborde e surpreenda. A partir da nossa forma e modo de pensar é
inimaginável. Porém, todos partimos e, por isso, não valem a pena pesadas
manifestações que protestem contra essa realidade. Melhor é aceitá-la com as
forças que encontrarmos. A morte não é estúpida nem deixa de ser. É a garantia
da vida e da sua renovação. A morte é como o nascimento. Um momento da passagem
pela existência. É o último. Mas é o que se dá numa passagem da consciência
actual de que a morte existe e de que a vida tem um sentido e uma realização,
íntima e intransmissível, para uma plenitude ou um absoluto de que o pensamento
humano dá notícia embora não possa desocultar. Pois se pudesse, já estaria
nessa dimensão de que está separado por uma condição, uma contingência e uma
limitação de que não conhece a razão. Diríamos que o mal é um mistério de que a
bondade, a beleza e a verdade são a luz da redenção. O nosso coração, a nossa
razão e a nossa imaginação nutrem-se do que reduz a acção do mal. O mal,
episódico e evanescente, é apenas uma acção temporária, diria instantânea, de
afastamento do bem, do belo e da verdade. Mas a bondade, a beleza e a verdade
não nos permitem senão prepararmo-nos para a passagem de que a morte é o
instante irrevogável.
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